
Meet
Professor
HasTings
David Hastings é pioneiro em Banking, no Brasil, referência em Custos Bancários e autoridade reconhecida na área de Informações Gerenciais para Bancos.
Ao longo de sua carreira, combinou atuação acadêmica, executiva e estratégica: formou-se Bacharel em Administração pela FGV-EAESP e evoluiu para Mestre em Finanças na FEA-USP; desenvolveu extensa carreira profissional focada em Avaliação Econômica de Desempenho, ocupando altos cargos na FEBRABAN e em grandes bancos nacionais; posteriormente, atuou como consultor solo ou em colaboração com organizações nacionais (CONTROLBANC, FGV) e estrangeiras (Coopers & Lybrand, Price-Waterhouse), atendendo diversas instituições financeiras estatais e privadas, além de organizações tais como o SERPRO, a SERASA e a Secretaria de Estado da Educação em São Paulo, entre outras. Finalmente, dedicou-se ao ensino superior (Graduação e Pós-Graduação) na FGV-EAESP.
Propagador do conhecimento da gestão bancária, a que batizou de Banking, escreveu livros, criou metodologias e tecnologias inovadoras de treinamento e ajudou a expandir a rede de educação executiva no Brasil: participou do CEAG e do OneMBA, da FGV, e gostava de lecionar também na graduação, especialmente Contabilidade para os calouros, o que servia também como radar e laboratório de inspiração para antecipar tendências no setor bancário.
“Gamificou” e “deschatificou” o estudo da Contabilidade, criando seus Banking Games. Transformou questões técnicas em debates conceituais (quase filosóficos) e éticos através de curso de Modelos de Simulação em Finanças. Apresentou a noção de responsabilidade financeira a crianças e adolescentes através do livro Dinho & Suas Finanças. Foi o primeiro professor da FGV a introduzir cursos em inglês, seu idioma nativo.
Transformou sua aposentadoria em oportunidade para inspirar mais profissionais, em todo o Brasil, a aprimorar suas carreiras. Agora, seus aclamados Banking Games são oferecidos de forma independente e online, dando continuidade ao legado, construídos no decorrer de sua trajetória, de inovação e excelência na gestão bancária.
Quem disse que não há espaço para criatividade na contabilidade?
🤌
Nota de esclarecimento sobre contabilidade X criatividade
A elaboração de relatórios contábeis realmente rejeita a criatividade. Mas a interpretação dos dados assim produzidos ganha muito com a criatividade inovadora – é nisso que reside a força de profissionais imaginativos.
Que fique claro: quando falamos em criatividade na contabilidade estamos falando da abordagem educacional ou de inovações tecnológicas. Jamais na interpretação ou manipulação de dados contábeis, ok?